Pular para o conteúdo principal

Casa de Papel - PAPER TUBE STRUCTURES


Casa de Papel
PAPER TUBE STRUCTURES

PAPER TEA HOUSE - London, 2008, Shigeru Ban

          Shigeru Ban tornou-se conhecido pela sua maneira de construir rapidamente casas de papel para ajudar aos vitimados em desastres naturais no Japão. Nascido em 1957 em Tóquio, Japão é um reconhecido arquiteto internacionalmente, mais famoso por seu trabalho inovador com papel, tubos de papel particularmente reciclados de papelão. Foi o vencedor em 2005 aos 48 anos, com a medalha do 40.o anual Thomas Jefferson em Arquitectura pela Universidade da Virgínia em Charlottesville. Ele foi retratado pela revista Time com sua projeção de arquiteto inovador do século 21 no campo da arquitetura e do design.
           Um dos exemplos de sua arquitetura é a casa de chá exposta em Londres em 2008, denominada PAPER TEA CHOUSE.
          A casa de chá de papel é feita de tubos de papel quadrado. As paredes são conectadas por uma haste de aço e o teto é feito de papel dobrado. O chão e os móveis são feitos também do perfil de tubo quadrado do mesmo papel, exceto a mesa que é feita de papelão favo de mel. O processo de pré-fabricação de elementos permite uma maneira fácil de montar e desmontar. 
          Um ótimo exemplo de que é possível termos sustentabilidade, design, bom gosto e ainda por cima ajudar os vitimados em desastres naturais.
         
          O mais novo trabalho de Shigeru Ban é um projeto de um pavilhão temporário para abrigar uma galeria de arte, denominada "Garage Center" no Gorky Park em Moscou. Tal como acontece com outras estruturas temporárias, este pavilhão requer uma construção de baixo custo e rápida.

          Os tubos de papel produzidos localmente criam uma parede oval que terá  6 metros de altura com uma área total de 2.400 metros quadrados. O pavilhão estará aberto ao público no início do Outono de 2012.



 


Maiores detalhes no site oficial deste maravilhoso arquiteto japonês:
http://www.shigerubanarchitects.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Jantar Ideal - Metragens mínimas para o seu conforto

     Muitas são as dúvidas na hora de projetar e especificar corretamente a sua sala de jantar, encontrei algumas dicas na internet que gostaria de dividir com vocês e deixar arquivado para futuras consultas. Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira -, todos na mesma linha. A modernidade trouxe salas bem menores – onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos -, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais. Veja como resolver a área destinada ao jantar nessas dicas de especialistas. Acertando na MESA 1° Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contra-senso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de 3 e 2 lugares – ou seja, onde se acomodam 5 pessoas. O jantar deve ser proporcional. 2° É preciso lembrar que a sala é pa...

Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 - Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade)

Visitando o site "Clube do Concreto" gostei muito da publicação abaixo que replico aqui pra vocês, por ser muito útil especialmente para quem está pesquisando dados construtivos para Hospitais. Fonte: Site, clube do concreto: <http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/12/dimensionamento-de-escadas-segundo-nbr.html> visitado em 06/04/2014. Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade) Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes. meios não mecânicos – escadas e rampas. meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc. Meios não mecânicos 1. Escadas  As escadas são constituídas por: Degraus – pisos + espelhos Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada. Espelhos – planos verticais que unem os pisos. Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geral...

Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira

     Estava pesquisando sobre técnicas construtivas para pergolados e encontrei várias matérias que apresento aqui como fonte de pesquisa para quem pretende construir seu pergolado com várias dicas de quem já trabalha com este tipo de estrutura.    Encontrei no blog do engenheiro civil Alan Dias de São Paulo a excelente matéria que replico aqui pra vocês com várias fotos e ótimos exemplos de diversos tipos de pergolados, com certeza algum destes pode servir no seu projeto. Fonte da pesquisa, disponível em: < http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/2007/02/obra-pergolado-pergolado-sendo.html >. Acesso em  03/01/2014 Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira Obra : Pergolados executados por Carpintería Estruturas de Madeira Local : Diversos Madeiras Utilizadas : Itaúba/Cumarú/Garapeira/Madeiras de demolição Características : As madeiras NUNCA encostam em alvenarias e nem no solo, evitando a passagem de água do concreto/solo para a madeira. I...