Pular para o conteúdo principal

Casa com projeto auto-suficiente - Microclima

Casa com projeto auto-suficiente

Arquitetos da Catalunha constróem uma residência que gera energia e tem lugar para produzir alimentos

 
 
 
A sustentabilidade e as tecnologias verdes recentemente tomaram conta do mundo do design. Muitos projetos estão sendo desenvolvidos com esses novos conceitos em mente. Destaque entre eles, a Fab Lab House, projetada pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), é exemplo de vida ecológica. A casa gera três vezes a energia que consome e também abriga um pomar, a fim de produzir alimentos. É uma construção auto-suficiente.

fab lab house
A Fab Lab House usa os recursos do sol, da água e do vento para criar um microclima que passivamente melhorar as condições básicas para habitar.
fab lab house

O formato foi pensado pela sua finalidade: a construção sustentável, cujo "a forma segue a energia".

quarto fab lab house

O interior é composto por um dormitório, um loft com camas para os hóspedes, cozinha e banheiro.

fab lab house banheiro

São elementos básicos, presentes na vida dentro de um barco, formato que inspira a construção.

sistema fab lab house

O sistema de controle da casa permite a avaliação detalhada e em tempo real do seu comportamento, bem como sobre sua interação com o meio ambiente, criação de perfis históricos. Além disso, é possível compartilhá-los socialmente.

sala fab lab house

O projeto, que envolveu arquitetos e especialistas de 20 países, além do IAAC, contou com o Centro de Bits e Átomos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela rede mundial de Fab Labs.
interior fab lab house
  
A casa ficou exposta durante um concurso de arquitetura na Europa e recebeu mais de 20 mil visitantes.


Os modelos existentes são cabana (12 metros quadrados), Refúgio (24 metros quadrados), Estúdio (36 metros quadrados), Casa (60 +60 metros quadrados) e Villa (96+96 metros quadrados). Para quem quiser a sua, está disponível para venda, com preços a partir de 45.000 euros para a menor.
fab lab house

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Jantar Ideal - Metragens mínimas para o seu conforto

     Muitas são as dúvidas na hora de projetar e especificar corretamente a sua sala de jantar, encontrei algumas dicas na internet que gostaria de dividir com vocês e deixar arquivado para futuras consultas. Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira -, todos na mesma linha. A modernidade trouxe salas bem menores – onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos -, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais. Veja como resolver a área destinada ao jantar nessas dicas de especialistas. Acertando na MESA 1° Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contra-senso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de 3 e 2 lugares – ou seja, onde se acomodam 5 pessoas. O jantar deve ser proporcional. 2° É preciso lembrar que a sala é pa...

Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 - Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade)

Visitando o site "Clube do Concreto" gostei muito da publicação abaixo que replico aqui pra vocês, por ser muito útil especialmente para quem está pesquisando dados construtivos para Hospitais. Fonte: Site, clube do concreto: <http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/12/dimensionamento-de-escadas-segundo-nbr.html> visitado em 06/04/2014. Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade) Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes. meios não mecânicos – escadas e rampas. meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc. Meios não mecânicos 1. Escadas  As escadas são constituídas por: Degraus – pisos + espelhos Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada. Espelhos – planos verticais que unem os pisos. Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geral...

Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira

     Estava pesquisando sobre técnicas construtivas para pergolados e encontrei várias matérias que apresento aqui como fonte de pesquisa para quem pretende construir seu pergolado com várias dicas de quem já trabalha com este tipo de estrutura.    Encontrei no blog do engenheiro civil Alan Dias de São Paulo a excelente matéria que replico aqui pra vocês com várias fotos e ótimos exemplos de diversos tipos de pergolados, com certeza algum destes pode servir no seu projeto. Fonte da pesquisa, disponível em: < http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/2007/02/obra-pergolado-pergolado-sendo.html >. Acesso em  03/01/2014 Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira Obra : Pergolados executados por Carpintería Estruturas de Madeira Local : Diversos Madeiras Utilizadas : Itaúba/Cumarú/Garapeira/Madeiras de demolição Características : As madeiras NUNCA encostam em alvenarias e nem no solo, evitando a passagem de água do concreto/solo para a madeira. I...