Museo de La Moda
The Fashion Museum
The Fashion Museum
Santiago, Chile - Parte II
Voce poderá acompanhar nossa vistia e todos os detalhes no programa
especialmente gravado em abril'2012.
Eu e o Dr. Demétrius Kasak Pedroso Abrahão,
Neurocirurgião e grande estudioso em Moda, diretor criativo da grife IXORA
BRASIL, www.ixora.com.br realizamos o
programa para a ABSOLUTA TV disponível na íntegra em:
http://absolutatv.com.br/moda/museo-de-la-moda/
http://absolutatv.com.br/moda/museo-de-la-moda/
Na visita ao museu eu ficava me perguntando o que me chamava mais atenção, a arquitetura ou a Moda? Porque este lugar nos fascinava tanto e nos remetia à uma deliciosa nostalgia? Eu já visitara vários museus pelo mundo e quanto mais eu caminhava, mais me encantava e me prendia aos detalhes.
Eu já tinha relatos de amigos que haviam visitado este museu e de tanto eles me falarem, antes de chegar ao museu eu praticamente já conhecia tudo (que estava disponível na internet) sobre a família Bascuñan e o museu, mas confesso que quando cheguei as expectativas foram superadas e eu continuava me perguntando....como isso tudo pode encantar tanto?
Estávamos lá para realizar uma pesquisa de moda para um programa de entrevistas do neurocirurgião e estilista Dr. Demétrius Kasak Pedroso Abrahão e somente no segundo dia de visita é que consegui formular um pouco as respostas às minhas dúvidas.
Todo o acervo isoladamente se fosse exposto em outro museu com certeza não teria o mesmo impacto do que visto nas dependências da mansão Bascuñan. O fato de estarmos lá na casa deles, com móveis e artigos pessoais preservados da família em vários pontos da casa, e a museologia e museografia deliciosamente apresentados nos remetia aos anos 60, 70, 80 e aí por diante....não era possível frear a curiosidade de saber como viviam os ricos naquela época, e como o luxo era representado não somente por roupas caras, extensas viagens da família pela europa mas sim pelo estilo de vida, edução e comportamento da matriarca Raquel Cugnoni Bascuñan que vocês poderão conferir no vídeo abaixo:
A reunião de todos estes fatores foram importantíssimos para nos prender atenção e fornecer aos estudiosos de moda um grande acervo como fonte de pesquisa, mas acho que o filho Jorge Yarur, idealizador de todo este projeto do museu não se restringiu apenas ao grande acervo que reuniria, mas também a sempre presente preocupação em preservar a casa e sua constituição original, construindo um grande anexo para servir de reserva técnica, laboratório e biblioteca para armanezamento de todo o acervo do museo, mas detalhe.......para evitar que a construção interferisse na arquitetura original da casa, o prédio foi "enterrado" no quintal da casa, não sei ao certo quantos andares pois esta área é restrita aos visitantes.
Jorge Yarur |
Todo o Museo de La Moda é rodeado externamente por deliciosas Castanheiras |
Um belo espelho d'água margeia a entrada principal da casa |
A residência com sua imponente construção de 1774 m² possuem generosos espaços e imensas janelas que se abrem para o jardim privilgiando a bela vista. Suas amplas portas fabricadas de carvalho criam um ambiente quente e acolhedor. A construção está inserida num bosque de 13.770 m², composto de árvores e plantas de espécies nativas e exóticas.
No jardim, projetado pelo paisagista chileno-japonês, Luis Nacagawa, se pode apreciar o aspecto meditativo inspirado nos tradicionais jardins orientais.
A decoração do interior da casa esteve a cargo de Mario Motta Echaurren (1913-1973), irmão do pintor Roberto Motta que afirmava em sua época que "o espaço e a distribuição desta residência era um acerto arquitetônico". A criatividade e originalidade deste destacado decorador ficou impressa nos numerosos móveis que desenhou de forma especial exclusivamente para esta casa. Suas idéias se uniram ao inconfundível estilo de Luis Valdés Freire (1903-1936) que foi encarregado de fabricar a maioria dos móveis. A posterior incorparação de objetos e antiguidades de diferentes culturas deram um toque final e pessoal à esta obra arquitetônica.
A exposição:
Podemos conferir a entrevista do Dr. Demétrius Kasak P. Abrahão por IXORA BRASIL com o diretor do Museo de La Moda, Hernán García.
A visita à exposição:
Logo na entrada percebemos o som alto dos anos 80 e a iluminação tipica das discotecas, com remixes de B52's, Madonna, George Michael, Rick Astley entre outros e nas paredes painéis infográficos com revistas, discos em vinil e reportagens que marcaram os anos 80.
Veja no vídeo à seguir um pouco desta sensação de estar num museu com som, imagem e reportagens que retratam os anos 80. Se voce não viveu essa época, dá para ter uma idéia do que foi e como se comportavam as pessoas neste período.
Uma delicía acompanhar os fatos marcantes e as principais capas de revistas que parcaram época, e ainda presenciar as roupas ao vivo, presentes ao lado das revistas em muitos casos.
Madonna 1985, by Dolce Gabanna |
Jaqueta de Michael J. Fox |
O vestido prova do casamento da Lady Diana |
Chanel |
Revista Vogue |
Toda a iluminação da mostra é em fibra óptica |
Depois da visita, um delicioso almoço no restaurante do Museo de La Moda, diariamente frequentado por executivos dos escritórios comerciais nas vizinhanças do museu. |
E no final da visita, uma deliciosa parada na loja do museu, com peças de designers destacados no mundo da moda |
Essa eu comprei de lembrança. |
Bom é isso pessoal, termino por aqui minha incurssão no Museo de La Moda em Santiago do Chile, espero que vocês tenham gostado e se precisarem de mais alguma informação tenho ainda muita coisa para ajudar, muitas fotos, vídeos e livros que contam a história desta fabulosa família e seu importante legado.
Abraços a todos e até a próxima.
Comentários
Postar um comentário