Pular para o conteúdo principal

Museu da Moda - The Fashion Museum - Parte II

Museo de La Moda
The Fashion Museum  

Santiago, Chile - Parte II


     Voce poderá acompanhar nossa vistia e todos os detalhes no programa especialmente gravado em abril'2012.

     Eu e o Dr. Demétrius Kasak Pedroso Abrahão, Neurocirurgião e grande estudioso em Moda, diretor criativo da grife IXORA BRASIL, www.ixora.com.br realizamos o programa para a ABSOLUTA TV disponível na íntegra em:

http://absolutatv.com.br/moda/museo-de-la-moda/ 

     Na visita ao museu eu ficava me perguntando o que me chamava mais atenção, a arquitetura ou a Moda? Porque este lugar nos fascinava tanto  e nos remetia à uma deliciosa nostalgia? Eu já visitara vários museus pelo mundo e quanto mais eu caminhava, mais me encantava e me prendia aos detalhes.
     Eu já tinha relatos de amigos que haviam visitado este museu e de tanto eles me falarem, antes de chegar ao museu eu praticamente já conhecia tudo (que estava disponível na internet) sobre a família Bascuñan e o museu, mas confesso que quando cheguei as expectativas foram superadas e eu continuava me perguntando....como isso tudo pode encantar tanto?
     Estávamos lá para realizar uma pesquisa de moda para um programa de entrevistas do neurocirurgião e estilista Dr. Demétrius Kasak Pedroso Abrahão  e somente no segundo dia de visita é que consegui formular um pouco as respostas às minhas dúvidas.
     Todo o acervo isoladamente se fosse exposto em outro museu com certeza não teria o  mesmo impacto do que visto nas dependências da mansão Bascuñan. O fato de estarmos lá na casa deles, com móveis e artigos pessoais preservados da família em vários pontos da casa, e a museologia e museografia deliciosamente apresentados nos remetia aos anos 60, 70, 80 e aí por diante....não era possível frear a curiosidade de saber como viviam os ricos naquela época, e como o luxo era representado não somente por roupas caras, extensas viagens da família pela europa mas sim pelo estilo de vida, edução e comportamento da matriarca Raquel Cugnoni Bascuñan que vocês poderão conferir no vídeo abaixo:

     A reunião de todos estes fatores foram importantíssimos para nos prender atenção e fornecer aos estudiosos de moda um grande acervo como fonte de pesquisa, mas acho que o filho Jorge Yarur, idealizador de todo este projeto do museu não se restringiu apenas ao grande acervo que reuniria, mas também a sempre presente preocupação em preservar a casa e sua constituição original, construindo um grande anexo para servir de reserva técnica, laboratório e biblioteca para armanezamento de todo o acervo do museo, mas detalhe.......para evitar que a construção interferisse na arquitetura original da casa, o prédio foi "enterrado" no quintal da casa, não sei ao certo quantos andares pois esta área é restrita aos visitantes.
Jorge Yarur

Todo o Museo de La Moda é rodeado externamente por deliciosas Castanheiras


Um belo espelho d'água margeia a entrada principal da casa
Márcio Carmona - fachada da antiga residência da família Bascuñan
     A residência com sua imponente construção de 1774 m² possuem generosos espaços e imensas janelas que se abrem para o jardim privilgiando a bela vista. Suas amplas portas fabricadas de carvalho criam um ambiente quente e acolhedor. A construção está inserida num bosque de 13.770 m², composto de árvores e plantas de espécies nativas e exóticas.
     No jardim, projetado pelo paisagista chileno-japonês, Luis Nacagawa, se pode apreciar o aspecto meditativo inspirado nos tradicionais jardins orientais.
     A decoração do interior da casa esteve a cargo de Mario Motta Echaurren (1913-1973), irmão do pintor Roberto Motta que afirmava em sua época que "o espaço e a distribuição desta residência era um acerto arquitetônico". A criatividade e originalidade deste destacado decorador ficou impressa nos numerosos móveis que desenhou de forma especial exclusivamente para esta casa. Suas idéias se uniram ao inconfundível estilo de Luis Valdés Freire (1903-1936) que foi encarregado de fabricar a maioria dos móveis. A posterior incorparação de objetos e antiguidades de diferentes culturas deram um toque final e pessoal à esta obra arquitetônica.
Móveis tailandeses e mesas de centro desenhadas por Mario Motta e fabricadas pelo seu irmão Roberto Motta.
Óleo sobre tela de Roberto Motta Echaurren, membro do movimento surrealista e conhecido como um dos mais importantes artistas latino-americanos.
Peças históricas transformaram o bar da família em cenário temático
     A exposição:
     Podemos conferir a entrevista do Dr. Demétrius Kasak P. Abrahão por IXORA BRASIL com o diretor do Museo de La Moda, Hernán García.
     A visita à exposição:
    Logo na entrada percebemos o som alto dos anos 80 e a iluminação tipica das discotecas, com remixes de B52's, Madonna, George Michael, Rick Astley entre outros e nas paredes painéis infográficos com revistas, discos em vinil e reportagens que marcaram os anos 80.
     Veja no vídeo à seguir um pouco desta sensação de estar num museu com som, imagem e reportagens que retratam os anos 80. Se voce não viveu essa época, dá para ter uma idéia do que foi e como se comportavam as pessoas neste período.


     Uma delicía acompanhar os fatos marcantes e as principais capas de revistas que parcaram época, e ainda presenciar as roupas ao vivo, presentes ao lado das revistas em muitos casos.

Madonna 1985, by Dolce Gabanna
    

Jaqueta de Michael J. Fox
 
O carro do Filme De Volta para o Futuro






O vestido prova do casamento da Lady Diana
 
O Vestido de Joan Collins da Minissérie Dinastia
 
Chanel

Revista Vogue

 
Toda a iluminação da mostra é em fibra óptica
Depois da visita, um delicioso almoço no restaurante do Museo de La Moda, diariamente frequentado por executivos dos escritórios comerciais nas vizinhanças do museu.
E no final da visita, uma deliciosa parada na loja do museu, com peças de designers destacados no mundo da moda
Essa eu comprei de lembrança.

     Bom é isso pessoal, termino por aqui minha incurssão no Museo de La Moda em Santiago do Chile, espero que vocês tenham gostado e se precisarem de mais alguma informação tenho ainda muita coisa para ajudar, muitas fotos, vídeos e livros que contam a história desta fabulosa família e seu importante legado.

    Abraços a todos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Jantar Ideal - Metragens mínimas para o seu conforto

     Muitas são as dúvidas na hora de projetar e especificar corretamente a sua sala de jantar, encontrei algumas dicas na internet que gostaria de dividir com vocês e deixar arquivado para futuras consultas. Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira -, todos na mesma linha. A modernidade trouxe salas bem menores – onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos -, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais. Veja como resolver a área destinada ao jantar nessas dicas de especialistas. Acertando na MESA 1° Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contra-senso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de 3 e 2 lugares – ou seja, onde se acomodam 5 pessoas. O jantar deve ser proporcional. 2° É preciso lembrar que a sala é pa...

Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 - Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade)

Visitando o site "Clube do Concreto" gostei muito da publicação abaixo que replico aqui pra vocês, por ser muito útil especialmente para quem está pesquisando dados construtivos para Hospitais. Fonte: Site, clube do concreto: <http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/12/dimensionamento-de-escadas-segundo-nbr.html> visitado em 06/04/2014. Saídas de Emergência em Edificações e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade) Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes. meios não mecânicos – escadas e rampas. meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc. Meios não mecânicos 1. Escadas  As escadas são constituídas por: Degraus – pisos + espelhos Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada. Espelhos – planos verticais que unem os pisos. Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geral...

Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira

     Estava pesquisando sobre técnicas construtivas para pergolados e encontrei várias matérias que apresento aqui como fonte de pesquisa para quem pretende construir seu pergolado com várias dicas de quem já trabalha com este tipo de estrutura.    Encontrei no blog do engenheiro civil Alan Dias de São Paulo a excelente matéria que replico aqui pra vocês com várias fotos e ótimos exemplos de diversos tipos de pergolados, com certeza algum destes pode servir no seu projeto. Fonte da pesquisa, disponível em: < http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/2007/02/obra-pergolado-pergolado-sendo.html >. Acesso em  03/01/2014 Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira Obra : Pergolados executados por Carpintería Estruturas de Madeira Local : Diversos Madeiras Utilizadas : Itaúba/Cumarú/Garapeira/Madeiras de demolição Características : As madeiras NUNCA encostam em alvenarias e nem no solo, evitando a passagem de água do concreto/solo para a madeira. I...